ARQUIVO VIVO

Nesta página, as referências sobre os eventos já realizados.

 

1° Festival de trilhas orientadas

Quatro percursos diferentes - 1 de bicicleta, 1 de veículo e 2 a pé - realizados por placa indicativa ou planilha de navegação

          Evento "piloto", idealizado com o intuito de proporcionar, ao participante, o aproveitamento da "saída de casa" no final de semana, para realizar uma ou mais atividade, e agregar valor ao mesmo, de um a forma diferenciada, oferecendo algum tipo de aprendizado ou apenas um jeito menos formal de interação, gerando turismo e disponibilizando mais conhecimento sobre o município, a região ou o local (ou vice-versa).
 
          Nosso projeto não é inédito, pois não inventamos nada, mas acreditamos estar colocando uma opção, ao mercado, de uma forma diferente de se fazer turismo ou agregar valor ao cicloturismo ou ao turismo de cicloviagem e às outras atividades envolvidas, pois não nos recordamos de ter visto algo desta maneira sendo oferecido, em algum momento ou por outro empreendimento.
 
          Sempre trabalhamos com orientação básica, de forma planilhada ou sinalizada, competitiva ou não, no formato "regularidade", mas em eventos únicos ou pontuais. A ideia, agora, é de oferecer atividades agrupadas em um final de semana, para que seja possível, a quem tenha interesse nas mesmas, escolher qual, ou quais, queira participar, quando se quer fazer algum tipo de turismo esportivo diferenciado OU apenas um turismo que possa agregar valor ao lazer.
 
          Por isso, aceitamos críticas, elogios ou sugestões, através do questionário de satisfação que elaboramos para ser entregue e respondido, ao final de cada atividade, para que possamos ajustá-las e, com isto, melhorar nossos eventos, sempre, e entregar uma vivência ainda mais atrativa a cada participante.
 
          O evento, já com algumas alterações realizadas, seguirá a seguinte programação:

 

          DIA 08 -sábado- Bike Tour

          - Abertura dos portões às 07h00 e início do check-in;

          - Café da manhã a partir de 07h30m até às 08h30m;

          - Esclarecimentos básicos sobre o desenvolvimento das atividades, com o intuito de reforçar as informações e a integridade e segurança pessoal e do evento (08h30m);

          - Rápido periodo de aquecimento;

          - Início da saída do Bike Tour (09h00), que poderá ser em grupo/pelotão, ou não, para realizar o percurso pré sinalizado com placas de direção a seguir, até o retorno a base.  No trajeto, por questões de segurança, haverá traslados nos trechos rodoviários, com o primero ocorrendo aproximadamente 10 km após a partida. Na sequência (+/- 4 km), atingirão o local onde haverá a parada para a visitação à cachoeira e ao almoço. Após este período de descanso, retomada do percurso com "um subidão longo" (+/- 1,5 km), para depois fazer um pedal "sussa" até atingir o ponto de apoio da metade do trajeto, que dispõe de sanitários e estará fornecendo água, para hidratação, e um cafézinho com um pedaço de bolo caseiro para serem saboreados. Pé(dal) na estrada, novamente, até chegar às propriedades agrícolas (+/- 7 km), que autorizaram a passagem pelo seu interior, para atingir o ponto do segundo traslado. Cumprida esta "missão", reinício com destino à base, direto, num percurso de +/- 16 km. No total, esta "brincadeira" terá 46 km de pedal efetivo, com 1.400 m de elevação, + 4 km dos traslados, com previsão de ser cumprida até as 15h00m (+/- 12 km/h + 2h de paradinhas).

OBS. IMPORTANTE: Se alguma aquisição for efetuada nas paradas do trajeto, pode ser identificada e deixada para ser retirada pelo staff e resgatada na base.

      
          DIA 08 -sábado- Car Tour

          - Abertura dos portões às 07h00 e início do check-in às 08h00

          - Café da manhã a partir de 08h30m até às 09h30m

          - Esclarecimentos básicos sobre o desenvolvimento das atividades, com o intuito de reforçar as informações e a integridade e segurança pessoal e do evento (09h30m).

          - Início da saída do Car Tour (10h30m), que poderá ser em comboio, ou não, para realizar o percurso através da leitura da planilha de navegação fornecida pela organização. O percurso será concomitante ao do Bike Tour, mas com "alças" que aumentaram o total da quilometragem para +/- 75 km.  Outra diferença, e esta primordial, é que, no veículo, existe a necessidade de se ter uma dupla para a execução do trajeto. Quem dirige (piloto/a) deve ser "guiado/a" pelo passageiro/a (navegador/a), que tem que interpretar a planilha de navegação para identificar e/ou "descobrir" o trajeto a ser realizado. Atingirão a parada para visitação à cachoeira e almoço após rodarem +/- 17 Km. Na retomada seguem "ziguezagueando" por +/- 13 km até chegar ao apoio intermediário, degustar o cafézinho com bolo, e voltar prá terra batida por mais uns 15 km para mais um "pit stop"... Aí, concentração, olho na planilha e mais uns 35 km de chão, "sem escala", até a base. A previsão é de que a chegada seja por volta das 15h00m (25 km de V. M. geral + as 2 h de paradinhas). 

 
          DIA 08 -sábado- Enduro a pé NOTURNO
          - Abertura do check-in às 17h00

          - Jantar vespertino entre 18h00 e 19h00

          - Esclarecimentos básicos sobre o desenvolvimento das atividades, com o intuito de reforçar as informações e a integridade e segurança pessoal e do evento (19h00, ).

          - Largada automática da 1ª equipe: 20h00 (intervalo previsto entre largadas é de 2 ou 3 minutos)

          - O percurso, de aproximadamente 6 km, será realizado quase que totalmente dentro do espaço físico do Recanto, com pequeno trecho utilizando o entorno divisório. Com a "pegada" de competição e dividido em duas categorias, Iniciantes e Praticantes, se necessário, equipes com 2 a 6 integrantes, com planilha de percurso a ser cumprido na mão, caneta, lanterna na cabeça e água (itens de uso individual), mochilinha nas costas (ou não) e bússola, relógio com hh:mm:ss e calculadora 4 funções (para utilização coletiva da equipe), "cabeça fria" e espírito aventureiro, seguem para a largada e a fazem por conta própria, quando "der a hora", seguindo as referências e informações da planilha, até o final "da prova". A previsão de chegada da ultima equipe é por volta das 23h00, quando se iniciará o processo de apuração de resultados e a declaração dos vencedores. O regulamento será disponibilizado "a posteriori", aqui no site, bem como outros assuntos pertinentes e necessários. Atente-se para isto nos próximos dias.

          - Fechamento dos portões às 23h59m... 

 
          DIA 09 -domingo- Caminhada SPTRILHAS na natureza          

          - Abertura dos portões às 07h00m e início do check-in;

          - Café da manhã a partir de 07h30m até às 08h30m;

          - Esclarecimentos básicos sobre o desenvolvimento das atividades, com o intuito de reforçar as informações e a integridade e segurança pessoal e a do evento (08h30m);

          - Rápido periodo de aquecimento;

          - Início do passeio (09H00), uma caminhada pelas estradas do entorno e trilhas internas do Recanto (+/ -12 km), orientada com placas de indicação de caminho a seguir, com direito a passar por estufas de hortifruti, ao lado de uma "fábrica" de água mineral (a visitação à mina não é permitida), interagir com os agricultores e/ou moradores de uma comunidade rural (passará pelo meio de uma), retornar, almoçar e "bater em retirada"... A previsão é de que o percurso tenha uma duração de 04h30m (3 km/h + 1/2 h de paradas).
 
          O LOCAL:
          É um Acampamento, que fornece alojamento simples, mas tem uma estrutura completa (piscina, restaurante, campo de futebol society, quadra coberta, amplo estacionamento, etc.). Outros detalhes na página INFORMATIVO.
 

          As restrições para participação são poucas (consultas prévias quanto a P.N.Es. estão abertas). Menores de 12 anos não podem participar dos eventos, exceto se acompanhando os pais e sob sua total responsabilidade. Menores, de 12 a 17 anos, só com autorização dos responsáveis ou, também, acompanhado por estes. O procedimento básicos obrigatório da assinatura do termo de responsabilidade e concessão de direitos à organização, para poder participar do evento, é comum a todas as atividades.

 

PREÇOS PARA este EVENTO

 

Individual - para o Bike Tour (sábado): R$ 125,00

> incluso: café da manhã básico, no local + ingresso e almoço, na cachoeira + café "caipira" com bolo, no apoio <

 

Dupla (piloto/navegador) - para Car Tour off road (sábado): R$ 225,00

> incluso: café da manhã básico, no local + ingresso e almoço, na cachoeira + café "caipira" com bolo, no apoio <

 

Individual - para o Enduro a pé (sábado - noturno): R$ 125,00

> incluso: jantar vespertino (das 18h00 às 19h00) + lanche (no retorno), no local <

 

Individual - para a Caminhada SPTRILHAS na natureza (manhã do domingo): R$ 125,00

> incluso: café da manhã básico + almoço (no retorno), no local <

 

Individual - para 2 eventos (tarde e noite): R$ 225,00

 

Individual - para 3 eventos (tarde - noite - manhã): R$ 300,00

 

Individual ADICIONAL para cada integrante da dupla, se for o caso:

para 2 eventos: + R$ 110,00

para 3 eventos: + R$ 185,00

 

 

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: bebida e/ou sobremesa cobrada à parte em todas as situações.

Sobre o local

 

          Dotado de uma excelente infraestrutura para receber grupos, o Acampamento Recanto Dourado (www.recantodourado.com.br) tem capacidade para acomodar até 160 pessoas, no sistema de alojamento coletivo, sendo que, numa edificação maior, possui 4 divisões com capacidade para 30 pessoas cada e, numa edificação menor, em 5 unidades, com capacidade para 8 pessoas cada, todos com cama "beliche". Mediante reserva e pagamento antecipado, havendo interesse em hospedagem, os preços praticados para um pernoite são: R$ 40,00 por pessoa nos coletivos maiores e de R$ 400,00 a unidade do coletivo menor. Também possui 5 chalés, com configurações diferenciadas de acomodações, passíveis de serem adaptados para até 8 pessoas, mediante consulta (3 possuem sala, banheiro e quarto no térreo + quarto no mezanino, sem frigobar - 2 possuem sala, banheiro e cozinha, no térreo + quarto no mezanino), podendo ser locados por um mínimo de R$ 300,00 (até 4 pessoas) e o máximo de R$ 600,00 (até 8 pessoas) a unidade. Em qualquer das situações, o(a) hóspede deve levar roupa de cama e banho, travesseiro, cobertor e itens de higiene pessoal e utensílios de cozinha. Também mediante reserva e pagamento antecipado, pode ser fornecido, para quem não participar dos eventos, o café da manhã (a R$ 20,00) e o almoço e/ou jantar a R$ 40,00 por refeição/pessoa. Bebida e sobremesa, à parte, com pagamento "in loco". Para confirmação necessária de quaisquer reservas, utilize o formulário ao lado. Para o pagamento, siga as condições dispostas na página INSCRIÇÃO - FORMAS DE PAGAMENTO.

OBS.: Caso não vá participar de nenhuma atividade do evento e tampouco se hospedar, mas queira aproveitar a estrutura (piscina, campos, etc.), o "day use" é de R$ 40,00. 

 

Como chegar

 

Localizado no município de Piedade, está situado na estrada SP 250 - Rodovia José de Carvalho - que liga o município ao de Pilar do Sul, com seu acesso principal sendo efetuado pelo km 123,5 e tendo que se percorrer + 2,5 km de terra, em boas condições, para aingí-lo. Esta rodovia pode ser acessada pela SP 079, que liga Sorocaba a Piedade, Tapiraí e à BR 116 (Juquiá) OU pela SP 264, que liga Sorocaba a Salto de Pirapora e a Pilar do Sul, e termina no primeiro trevo da cidade, exatamente no encontro com a SP 250, que, em qualquer dos sentidos, possue alguns trechos com pista bastante danificada, assim como curvas acentuadas. Merece ser trafegada com atenção redobrada...