REGULAMENTO
COPA SPTRILHAS DE TREKKING
2025/26 - EDIÇÃO "PRIMÓRDIOS"
REGULAMENTO
1 - DO EVENTO
1.1 - Organizada, promovida e administrada por EVENBRAS Eventos Brasil Ltda (SPTRILHAS) - CNPJ 43.797.134/0001-98, está prevista para ser realizada em 10 (dez) etapas, entre os meses de maio/2025 e abril/2026, sob a condição de que haja, em cada uma delas, por se tratar de uma competição, inscrições efetivas de, no mínimo, 10 (dez) equipes em cada uma das 2 (duas) categorias em disputa. As datas previstas para realização destas etapas estarão divulgadas no site www.sptrilhas.com.br e serão confirmadas assim que os locais do evento forem definidos, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, se possível.
OBS.: Existe a possibilidade de uma etapa (ou mais) vir a ser realizada no período noturno, da mesma forma que poderão ocorrer etapas duplas.
1.1.1 - As categorias em disputa serão as seguintes: INICIANTES e PRATICANTES (consulte as definições especificadas no glossário).
1.2 - As etapas serão disputadas em equipe, com o mínimo de 2 (dois) e o máximo de 6 (seis) integrantes, através do sistema de regularidade, à pé, no regime de Velocidade Média Imposta (expressa em metros por minuto) e terão distância e tempo total variáveis, por dependerem da topografia local para formatação e definição do percurso e que influencia diretamente na quantidade e tipo de trechos que deverão ser cumpridos para sua realização.
1.3 - O valor base da inscrição é de R$ 125,00 (cento e vinte e cinco reais) por integrante e os pagamentos devem ser efetuados de acordo com a tabela disponibilizada na própria página.
OBS.: O integrante (ou equipe) que faltar, não terá direito a solicitar restituição dos valores já pagos, mas estes serão considerados como "crédito" a ser utilizado, exclusivamente, na etapa imediatamente seguinte, após a qual perderá a validade. Entretanto, poderá haver substituição de integrante(s), na prova, se for o caso, desde que em tempo hábil para o cumprimento das exigências básicas de participação, em conformidade com este regulamento.
1.3.1 - No caso de prova em que a pré-condição estabelecida no item 1.1 não seja atingida e a opção pelo cancelamento da sua realização for efetivada, os valores recebidos serão devolvidos nos dias subsequentes. Para isto, é imperativo que todo pagamento seja devidamente identificado.
1.4 - O horário de largada da equipe será definido após a comprovação do pagamento mínimo referente a inscrição de 2 (dois) integrantes, a critério da organização, na tarde da quinta feira que antecede a data de realização do evento, desde que atendida a pré-condição estabelecida no item 1.1.
1.5 – Brinde, como camiseta, boné ou qualquer outro tipo, alusivo à etapa ou não, só será fornecido gratuitamente SE oferecido por patrocinadores, mas poderá haver itens institucionais para aquisição.
OBS.: No caso específico de fornecimento gratuito e dependendo do produto oferecido, a utilização poderá ser obrigatória a todo participante do evento, com possibilidade de haver exceções, se autorizadas (ex.: camiseta, se a equipe possuir uniforme próprio).
1.6 - Toda equipe que contribuir com, no mínimo, 1 (uma) unidade do item solicitado para a etapa, como doação (não obrigatória), é incluída no "ranking da solidariedade" para "disputar" o troféu SOLIDARIEDADE SPTRILHAS 25/26 - EDIÇÃO PRIMÓRDIOS, oferecido pela organização. Para cada unidade doada será atribuído 1 (um) ponto. Ao final da Copa, a equipe que tiver acumulado a maior quantidade de pontos receberá seu prêmio e terá o feito divulgado no site.
OBS.: Na eventualidade de ocorrer “empate”, será declarada vencedora a equipe que contibuiu com a maior quantidade do item solicitado em qualquer uma das etapas do ano. Persistindo o empate, a organização providenciará a entrega de um troféu para cada equipe.
2 - DA PROVA
2.1 - Somente a planilha de navegação, fornecida no check-in, a todos os integrantes da equipe, ditará o percurso a ser efetuado. Se, por motivo de força maior, ou qualquer imprevisto, houver necessidade de ser alterada, as informações, ou indicações, necessárias, serão fornecidas pela organização, no local.
2.1.1 - O percurso, determinado pela planilha, poderá levar a equipe a caminhar por trilhas (em matas, pastos, bambuzais, etc.), estradas, rios, túneis, cavernas, ruas, vielas, avenidas e a superar obstáculos, naturais ou não (lagos, por ex.), e deve ser seguido de acordo com a simbologia impressa no quadrante de desenhos (coluna central), que fornece o sentido de origem e destino, e que são considerados como referência, COM ou SEM metragem informada, indicada no quadrante ao lado (coluna da esquerda).
OBS.: Quando a metragem não é informada, estará “adicionada” na referência seguinte, com metragem. Na hipótese de ocorrer uma situação em que um trecho (ou mais) tenha sua metragem totalmente omitida pela organização, propositalmente, para "dificultar" a prova, a mesma será fornecida em algum ponto do percurso, antes de seu final, exceto a do último trecho, se ocorrer neste.
2.1.2 - A partir da largada, o percurso contará com todos os elementos que possam compor a prova disputada, a saber: trecho, deslocamento, ramificação, prova especial, neutralizado e a chegada.
OBS.: A organização disponibilizará, sempre que houver possibilidade de risco, ao longo do percurso, monitor(es) habilitado(s) e o(s) equipamento(s) necessário(s) para a segurança dos participantes. Este(s) monitor(es) estará(ão) em seu posto até a passagem do responsável pelo “fechamento” do percurso.
2.2 – NÃO SERÁ PERMITIDO a utilização de qualquer tipo de equipamento eletrônico (tipo: Compass, Totem, Winner, HP, Palm, aplicativos de celulares, etc.) que possam auxiliar a navegação e desenvolvimento da prova, pela equipe, assim como contador de passo digital e metrônomo.
2.3 - É PROIBIDA a utilização de rádio comunicador/transmissor, celulares, trena de roda ou a laser e fita métrica.
OBS.: a utilização de celulares só poderá ocorrer se para a obtenção de fotos ou filmagens. Qualquer uso diferente, se observado, denunciado e constatado, será passível de desclassificação da equipe, na prova, conforme item 4.3 deste regulamento.
2.4 - À organização é reservado o direito de inspecionar as equipes, em qualquer prova e em qualquer momento ou ponto do percurso, sempre e aleatoriamente, quantas vezes achar necessário, em função das proibições constantes do item 2.2 e 2.3, assim como, aplicar a penalidade cabível disposta no item 4.2. A inspeção se estende, também, aos aplicativos de mensagens dos celulares, que poderão ser solicitados a serem apresentados para averiguação de possíveis intercomunicações.
2.5 - Qualquer que seja o motivo que leve à fiscalização da equipe, não haverá nenhuma alteração no tempo de prova. Portanto, caberá à equipe evitar esta possibilidade, agindo com a lisura que o evento requer e não dar margens à suspeitas, ou tentar recuperar o tempo perdido na ocorrência.
3 - DA APURAÇÃO, DOS RESULTADOS, DA CLASSIFICAÇÃO E DA PREMIAÇÃO
3.1 - Baseada na hora oficial da prova, a apuração se dará através da soma dos pontos perdidos, pela equipe, na passagem por todos os p.c's (de tempo e virtual), dispostos de forma aleatória ao longo do percurso, mais (+) os das eventuais penalizações (conforme tabela específica), sendo considerada vencedora a equipe que perdeu o menor número de pontos durante a prova (todas iniciam com 0 =ZERO= ponto perdido), dentro de sua categoria, e assim, sucessivamente, completando-se a classificação até o final.
3.1.1 - A hora oficial da prova estará afixada, sempre, junto a uma cópia impressa deste regulamento e à lista que contém os nomes das equipes, seus números de ordem de largada e respectivos horários ideais, ao lado do ponto de largada ou do check-in.
3.2 - No caso de haver empate entre 2 (duas) ou mais equipes, serão considerados os seguintes critérios:
3.2.1 - Na prova: Será declarada melhor colocada a equipe que tiver a maior quantidade de menores diferenças nos tempos ideais de passagem nos p.c's. (tempos "puros", independentemente se para + ou para -) e distância nos virtuais, partindo de p.c. "zerado" (sozinho, define a "vencedora").
3.2.2 - Na Copa: Será declarada melhor colocada a equipe que tiver a maior quantidade de melhores colocações nas etapas, a partir de uma vitória.
3.3 - Na hipótese de haver a continuidade de um empate, será declarada melhor colocada, entre as envolvidas, a equipe que largou primeiro, na prova (3.2.1), ou a que largou mais vezes primeiro, na Copa (3.2.2).
3.3.1 - Se, ainda assim, persistir o empate, será declarada melhor colocada a equipe que tiver o maior número de participações em etapas da Copa SPTRILHAS de Trekking 2025/2026 e, na eventualidade de permanescer o empate, como último recurso, a decisão será por sorteio simples.
3.4 - A ficha de passagem ("performance") da equipe será fornecida em até 30' (trinta minutos) após a devolução da folha de anotações de tempo da equipe ao p.c. de chegada ou ao responsável pela apuração, no local. A equipe terá 15' (quinze minutos) para apresentar recurso, protesto ou reclamação (vide íntegra do item 5).
OBS.: A equipe que se ausentar do local da prova, antes de receber sua ficha de passagem, não terá direito a nenhum tipo de recurso, protesto ou reclamação, posteriormente, mesmo que isto venha significar alteração no quadro de classificação geral da mesma, por qualquer que seja o motivo, podendo, até, vir a ser considerada a sua desclassificação, conforme alínea "A" do item 4.2 deste. Outrossim, se, eventualmente, esta situação vier a ocorrer, à organização se reserva o direito de analisá-la e tomar as providências cabíveis.
3.5 - Os resultados, extraoficiais, serão divulgados em até 45' (quarenta e cinco minutos) após o final da prova (chegada da última equipe), no local. As equipes terão 15' (quinze minutos) para apresentar recurso, protesto ou reclamação (vide íntegra do item 5).
3.5.1 - Expirado o tempo, citado no item anterior (3.5), e julgados os eventuais recursos, protestos ou reclamações, o resultado oficial será proclamado, no local, e não haverá possibilidade de alteração, salvo ocorrência de algum erro de transcrição ou se incurso no item 6.3 e seu subitem, e divulgado, na segunda-feira posterior ao final de semana da prova, no site da organização.
3.5.2 - Proclamado o resultado oficial, será iniciado o processo de entrega da premiação às equipes vencedoras, conforme item 3.7 deste regulamento.
3.6 - Para efeito de classificação geral das equipes, na prova e da Copa SPTRILHAS de Trekking 2025/2026, será considerada a seguinte tabela de pontuação, válida para as 2 categorias:
1a. colocada = 40 pontos 15a. colocada = 15 pontos
2a. colocada = 37 pontos 16a. colocada = 14 pontos
3a. colocada = 34 pontos 17a. colocada = 13 pontos
4a. colocada = 32 pontos 18a. colocada = 12 pontos
5a. colocada = 30 pontos 19a. colocada = 11 pontos
6a. colocada = 28 pontos 20a. colocada = 10 pontos
7a. colocada = 26 pontos 21a. colocada = 09 pontos
8a. colocada = 24 pontos 22a. colocada = 08 pontos
9a. colocada = 22 pontos 23a. colocada = 07 pontos
10a. colocada = 20 pontos 24a. colocada = 06 pontos
11a. colocada = 19 pontos 25ª. colocada = 05 pontos
12a. colocada = 18 pontos 26a. À 35a. = 04 pontos
13a. colocada = 17 pontos 36a. À 50a. = 03 pontos
14a. colocada = 16 pontos 51a. E acima = 02 pontos
3.6.1 - Ao final da Copa SPTRILHAS de Trekking 2025/2026, as 5 (cinco) primeiras equipes da classificação geral de cada categoria (desconsiderando-se aquelas que tenham tido participação única ou eventual) serão elevadas à categoria imediatamente "superior" (a ser criada, se necessário), limitada a uma categoria Elite, e nesta deverão competir na edição seguinte (2026/2027).
OBS.: À organização se reserva o direito de vetar o acesso de uma equipe (ou mais), conforme determina o item 3.6.1, se considerar que quesitos técnicos ou físicos ainda sejam insuficientes para tal efetivação, evitando prejuízo à(s) mesma(s), assim como analisar e/ou aceitar solicitação de elevação de categoria, de forma voluntária, por quaisquer equipes.
3.7 - Serão premiadas as 3 (três) equipes melhor colocadas na prova da Copa SPTRILHAS de Trekking 2025/2026, em cada categoria, com troféus ou medalhas oferecidos pela organização. A entrega dos mesmos será efetuada no momento da proclamação do resultado oficial da prova, conforme item 3.5.2, deste regulamento.
OBS.: A equipe que fizer jus à premiação da etapa (ou da Copa) e estiver ausente, no ato da entrega, deve providenciar uma forma de retirá-la junto à organização até no máximo 60 dias após o evento. Passado este prazo, perderá o direito à mesma.
3.7.1 - Ao final da Copa SPTRILHAS de Trekking 2025/2026, serão premiadas as 3 (três) primeiras equipes melhor colocadas na classificação geral, em cada categoria, com troféus ou medalhas, oferecidos pela organização, e mais (+) um prêmio crédito, a ser utilizado na edição seguinte (2026/2027), equivalente ao investido durante o ano, em Reais (R$), nas inscrições efetivadas pelas mesmas, seguindo os seguintes critérios:
A – para a 1a. colocada => 30 % (trinta por cento) do total investido;
B – para a 2a. colocada => 20 % (vinte por cento) do total investido e
C – para a 3a. colocada => 10 % (dez por cento) do total investido.
OBS.: Esta premiação será entregue às respectivas equipes, assim como o(s) troféu(s) da(s) equipe(s) vencedora(s) da SOLIDARIEDADE SPTRILHAS 2025/2026, em local a ser escolhido pela organização para a realização da festa de confraternização de final de competição.
3.7.2 - Para que a premiação constante do item 3.7.1 seja entregue, é impositivo que a equipe mantenha o nome original durante toda a competição.
3.8 - Todo participante da Copa SPTRILHAS de Trekking 2025/2026 terá direito a uma Caderneta Fidelidade (10), que deverá ser apresentada, a cada evento, para receber o carimbo de participação e que, ao completar seu ciclo, irá para a urna do sorteio especial que será definido e divulgado no decorrer do período, sendo substituída por um diploma comprobatório e uma nova Caderneta.
4 - DAS PENALIDADES
4.1 - São consideradas penalidades naturais da equipe, punidas com o acréscimo dos pontos ao total perdido na prova, e aplicáveis somente se efetuadas por integrantes da organização, as seguintes situações:
A - Não passar por um pc de tempo ou virtual 900 pontos p/ PC
B - Anotar um pc virtual inexistente 900 pontos p/ PC
C - Ter registro de tempo, em qualquer pc, incompatível com a prova ou superior ao registrado no pc de chegada 900 pontos p/ PC
D - Passar por um pc de tempo 5'01" (cinco minutos e um segundo), ou mais, adiantado
OU 10'01" (dez minutos e um segundo), ou mais, atrasado 750 pontos p/ PC
E - Largar em horário diferente ao oficialmente pré estabelecido na ordem da prova (exceto se autorizada,
por motivo fortuito ou de força maior) 300 pontos
F - Parar propositalmente (ou interferir) no campo de visão do pc OU não respeitar a fila de passagem
(por ordem de chegada) no pc OU atrapalhar (ou tumultuar) o trabalho do pc 300 pontos no PC
G - Desrespeitar, ou não cumprir, determinação expressa em planilha 750 pontos p/ infração
H - Passar adiantado 5'00" (cinco minutos), ou menos, no pc de tempo 2 pontos p/ segundo
I - Passar atrasado 10'00" (dez minutos), ou menos, no pc de tempo 1 ponto p/ segundo
J - Erro no pc virtual de metragem, para mais (+) ou para menos (-) 1 ponto p/ metro
K - Erro no pc virtual de tempo equivalente ao físico (itens H e I)
4.2 - São consideradas penalidades graves, punidas com a desclassificação da equipe, e aplicáveis somente se observadas por integrantes da organização, as seguintes situações:
A - Desrespeitar este regulamento OU praticar ato antiesportivo, ou qualquer outro, que possa vir a prejudicar a própria equipe, a outra(s) equipe(s), à prova, ao staff, a patrocinador(es) ou parceiro(s), à organização OU, ainda, denegrir a imagem de pessoa(s), local(is) ou do esporte, antes, durante ou após a realização do evento.
B - Causar danos aos locais e às propriedades utilizadas para a realização do evento (particulares ou públicas) e seu entorno OU à natureza.
C - Utilizar equipamento(s) não permitido(s), conforme itens 2.2 e 2.3 deste regulamento
D - Não entregar a folha de anotações de tempos e virtuais, ao final da prova
E - Fumar (exceto no local apropriado do neutralizado principal) ou consumir bebidas alcoólicas durante a percurso
F - Fazer uso de drogas ilícitas, antes, durante ou depois do evento, em seu ambiente ou entorno
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A(s) equipe(s) que for(em) desclassificada(s), na prova, perde(m) todos os direitos e benefícios referente à mesma e não será(ão) ressarcida(s) dos valores dispendidos para sua participação.
4.3 - À organização é resguardado o direito de punir (até o máximo de 900 pontos), ou desclassificar, equipe(s), cujo(s) integrante(s) tenha(m) sido denunciado(s) por, ou flagrado(s) em, comportamento ou situação incompatível ou inadequado(a), previsto(a) ou não neste regulamento, após a análise da denúncia ou flagrante, assim como o de eliminar a possibilidade de participação (banimento), a qualquer tempo, em prova da Copa SPTRILHAS de Trekking, integrante(s) ou equipe(s) que venha(m) a reincidir em penalidades constantes do item 4.2 ou resultantes deste item.
5 - DOS RECURSOS, PROTESTOS E RECLAMAÇÕES
5.1 - A equipe que se julgar prejudicada poderá, tendo como base este regulamento, apresentar recurso, protesto ou reclamação, junto à organização, respeitados os critérios abaixo definidos:
5.1.1 - Recurso envolvendo metragem, referência, roteiro, grau de bússola ou p.c. (de tempo ou virtual), deverá ser apresentado, por escrito, em folha apropriada, fornecida pela organização, até 15' (quinze minutos) após a conclusão da prova pela equipe (chegada), devidamente identificado e assinado pelo coordenador.
5.1.2 - Recurso envolvendo apuração, pontuação, classificação, lançamento indevido ou, ainda, protesto, reclamação ou outros assuntos, deve ser apresentado, também por escrito, em folha apropriada, fornecida pela organização, até 15' (quinze minutos) após a divulgação dos resultados extraoficiais, devidamente identificado e assinado pelo coordenador.
OBS.: Os recursos serão julgados pela organização no prazo de 15' (quinze minutos), e o resultado do julgamento comunicado à equipe. Se houver a necessidade de se constituir uma comissão, esta será formada por integrantes isentos de possíveis benefícios, diretos ou indiretos, resultantes da decisão, para que não haja dúvidas posteriores sobre a lisura do julgamento e interpretação dos fatos pelos componentes da mesma. Neste caso, o prazo do julgamento poderá ser dilatado, mas não deverá exceder ao tempo de 60' (sessenta minutos). Caso um recurso seja julgado improcedente, a equipe que o apresentou deverá efetuar o pagamento de uma taxa, equivalente ao valor referência de uma inscrição individual, em espécie (R$) e no ato, sob pena de, em não o fazendo, ser desclassificada, conforme alínea "A" do item 4.2 deste regulamento.
5.2 - Não serão aceitos recursos de uma equipe contra outra.
6 - DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS
6.1 - Este instrumento visa regulamentar, da forma mais simples possível, a Copa SPTRILHAS de Trekking 2025/2026, agregando, como complemento integrante e inseparável deste, a página glossário.
6.2 - Adendos e/ou itens poderão ser anexados, alterados, acrescentados ou excluídos, por sugestão dos participantes ou necessidade da organização, sempre que houver cabimento, para atualização, aperfeiçoamento ou modernização deste regulamento, desde que devidamente avaliados e julgados pertinentes ou indispensáveis, mesmo que no decorrer da competição (caso em que deverá ser amplamente divulgado).
6.3 - Casos omissos serão levados a apreciação de uma comissão julgadora, composta por 1 (um) integrante de 1 (uma) equipe de cada categoria, escolhidos por indicação popular ou sorteio, desde que não sejam beneficiários diretos ou indiretos do resultado da decisão, o diretor de prova, o responsável pela apuração e ou gerente de trilha (ou o levantador da prova), perfazendo um total de 5 (cinco) integrantes, e que deverá ser acompanhada pelo(s) coordenador(es) da(s) equipe(s) envolvida(s).
6.3.1 - Se indispensável para o encerramento do evento, esta comissão se reunirá no local para saneamento do problema. Caso contrário, a reunião se dará em data, local e horário que melhor convier aos seus integrantes e, em qualquer das situações, sua decisão será magnânima, não cabendo nenhum tipo de recurso, protesto ou reclamação posterior.
6.4 - As doações arrecadadas na etapa serão distribuídas, proporcionalmente, entre as entidades (se houver mais que uma) constantes da lista de sugestões oferecida pelos participantes, parceiro(s), patrocinador(es) e/ou órgão(s) do local onde se realizou a mesma, desde que possível haver esta distribuição.
6.5 - Se, por motivo de força maior, segurança ou quaisquer outros, alheios a nossa vontade, o evento não puder ser realizado ou for interrompido, à organização não caberá nenhum tipo de indenização aos participantes inscritos (excetuando-se a análise da possibilidade da concessão de crédito referente ao valor pago pela inscrição, a ser utilizado no próximo evento, ou a devolução total ou parcial deste valor, dependendo do fato gerador) ou a terceiros, que direta ou indiretamente tenham se envolvido com o mesmo.
6.6 - Este regulamento entra em vigor na data de sua publicação.
SÃO PAULO, 06 DE ABRIL DE 2025
(ATENÇÃO: atualizações efetuadas em 05 de ABRIL de 2025, conforme disposto no item 6.2)